domingo, 12 de junho de 2011

"a Dor é como o Amor. Não se vê, só se sente"

Dantes era uma miúda e não passava disso. Antes! Agora sou uma adolescente quase adulta com uma doença neurológica. Desde os meus 6 anos que sei o que são dores à medida que fui crescendo elas também cresceram. E hoje são dores lancinantes! Nem com morfina as consigo dominar. E dói, dói muito e estas dores trouxeram outras, como a dor de existir.
Fui tão roubada pela vida! Tanto que até as lágrimas acabaram. E não conseguir sorrir ou chorar é uma tortura. Não me venham dizer que não faz mal, não chorar, porque faz! Chorar de felicidade, tristeza, raiva ou chorar só por chorar é necessário para a nossa alma, tal e qual como o ar que respiramos. Parece que não, mas é.
É muito doloroso passar por isto. Uma das coisas mais difíceis pelas quais passei, foi estar no UCI. UCI é a abreviatura da palavra: Unidade de Cuidados Intensivos. Só quem passou por lá é que sabe o que dói estar ali, numa maca, de mãos atadas e sozinha(o). Sem de ninguém, a não ser a do médico que acompanha a situação e enfermeiros. Passei e infelizmente ainda vou passar muitas vezes pela UCI. Na UCI da NC de Sjosé não se encontram enfermeiros humanos, infelizmente. Aquilo, e como costumo ,dizer é idêntico a um depósito de animais. Os enfermeiros não falam com os doentes. Nem uma silaba.
Isto é o que mais me custa relembrar e lembrar-me que em breve estarei lá, outra vez.
Por vezes também penso em pôr um ponto final à minha vida. Ainda esta tarde o fiz. Ninguém pode crucificar outro alguém por se suicidar. NINGUÉM! Ninguém a não ser a própria pessoa sabe o que está a sofrer,  por ter dores e os cabrões dos medicamentos, não fazerem efeito. Ninguém pode julgar quem se suicida. Ninguém! Hoje percebi o que significa o suicídio para mim. Significa ter amor próprio, amor a mim mesma. Não é uma atitude egocêntrica, garanto. Quando, falando no meu caso, não existe cura ou tratamento, e as dores físicas e invisíveis estão presentes no nosso corpo e a nossa família e amigos sofrem à nossa volta, é normal que queira pôr um fim a este sofrimento. Ao meu e ao deles. Mas por enquanto vou ficando cá, na terra.

6 comentários:

  1. Queria dizer-te algo que te reconforta-se, mas como tu dizes, só quem passa por elas é que pode falar! Mas notei, no teu discurso, ainda que doloroso e por vezes cansado uma mulher forte, determinada, e é assim que conseguirás vencer!
    Muita muita força :) *

    ResponderEliminar
  2. queria dar-te um abraço gigante agora. Up Girl!

    ResponderEliminar
  3. Não há palavras, mesmo !
    Muita muita força *

    ResponderEliminar
  4. Nem consigo imaginar a tremenda dor que sentes... Posso abraçar-te, mesmo que virtualmente? É o melhor de mim que acho que poderia dar-te. :)

    ResponderEliminar
  5. eu chorei muito ao ler isto, minha borboleta linda! princesa, estás a sentir a bochecha quente e o teu corpo também? são beijinhos e abraços de uma amiguinha que nunca se esqecerá da borboleta linda que viu em toda a vida. amo-te muito e estou aqui a torcer por ti. <3

    ResponderEliminar