segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Verdades

" quem já esteve gravemente doente é que conhece a solidão vivida na incerteza em cada gesto, nos corredores de hospital, na espera para as consultas, na impaciência enquanto se aguarda o resultado dos exames, no sofrimento de se saber em perigo de vida e pensar como irão ficar por cá aqueles que amamos, quando partirmos. Quando sangramos, ninguém sangra connosco. A família apoia, os amigos ajudam, médicos, enfermeiros e técnicos de saúde trabalham, mas a dor é de quem a sente." Margarida Rebelo Pinto

Sim, eu tenho uma doença, mas isso não me faz diferente dos outros, ou melhor, fazer até faz, em certos aspectos, mas levo uma vida normal dentro do meu possível.
Hoje tive esta conversa com uma pessoa:

R: Isso é porque não tas bem a ver a quantidade de perguntas que tenho pa fazer.

Eu: Dava a vida para estar no teu lugar.

R: Isso dizes tu agora, ias ver que ias ficar farta da mesma rotina 'escola-casa e casa-escola', e depois de chegar ao fim do dia cansada, em que só apetece dormir, e ter uma data de matéria para estudar..Enfim

Eu: Não, não é de agora, sempre o disse. E a verdade é que sinto saudades da rotina escolar, das fichas, dos trabalhos, dos testes, dos exames, de tudo. Por isso e já que tens esse privilégio, aproveita. Sei que agora não entendes, mas um dia irás entender.

Apesar de estar na escola e de fazer menos disciplinas (e sou prejudicada por isso), não quer dizer que já não saiba, o que é andar nesse stress todo, e sim, dava a vida para voltar a ter essa rotina, não dava a ninguem a minha (por ser horrivel). Também chego a casa cansada, é certo que é por outros motivos, tratamentos e afins, mas queres trocar?? Não me parece. Queres ter uma pilha de exames e cirurgias para fazer? Não me parece. Então, não só a ti, mas a todas as pessoas, vivam esse privilégio, a escola, a vida, o dia a dia, a rotina, tudo, porque um dia podem vir a ter saudades desses tempos.

*R., não, não estou chateada contigo, apenas quis desabafar sobre isto, e sabes bem que eu até digo para me contarem os 'ups' que não posso fazer, mas eu também sou humana. E sim, tenho-te a agradecer muito, por
tudo, é verdade e jamais o negarei.
*não escrevi isto para terem pena de mim, sim?(odeio pessoas assim). Apenas precisava de desabafar, como já referi.

Sem comentários:

Enviar um comentário