sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Situação A:
Supermercado. Sou a cliente mas, por mero acaso, a minha prima é a cliente que está atrás de mim. Caixa de pagamento comum, porque dizem que não tenho " direito " ( como se fosse uma regalia equivalente ao Euromilhões ) a ir para a caixa com prioridade. Funcionária, com idade para ser minha mãe, avisada de que não oiço, passa as compras que vou colocando no saco. Nesta altura em que estou a pôr as coisas dentro do saco, consequentemente a olhar para o saco -não vá partir alguma coisa - a funcionária diz-me o valor a pagar. Como sou surda e nào tenho 5 olhos, a minha prima troca palavras com a funcionária: " Ela não ouve.", ao que a senhora nada simpática responde :" Ela não ouve ou ouve mal?" . Na altura não me apercebi desta troca de palavras delas ( soube depois, já no parque de estacionamento ), senão tinha respondido.

Situação B:
Casa de uns amigos com filhos. Sempre que passo lá por casa e as mais pequenas ( actualmente com 6 e 8 anos) fazem uma festa mas ( sempre!) de forma a que eu entenda por leitura labial, falam pausadamente e de forma expressiva, se por acaso não entendo vão buscar uma folha e escrevem o que estavam a dizer. Tudo isto por vontade própria!! Sem chamadas de atenção dos pais para me incluirem dos temas de conversa e brincadeiras.

A educação e respeito que existe na situação B faz muita falta na situação A. Infelizmente é a A que ocorre com mais frequência. Assim vai o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário