"Quem vê televisão todos os dias corre riscos. Cria condições para, mais cedo ou mais tarde, dar por si no gabinete do psicanalista ou acordar transformado num regular consumidor de drogas legais, vulgo tranquilizantes, anti-depressivos e afins.
É que não há serviço noticioso, seja qual for o canal, que não venha falar-nos da crise, do Orçamento que nos esmagará em 2011, dos juros da dívida que voltaram a passar os sete por cento, dos mercados (seja lá isso o que for, ninguém explica), das falências, das centenas de novos desempregados, das escolas que andam a alimentar os putos que passam fome em casa, do cada vez maior número de pessoas que olha para o futuro sem esperança.
Por isso, quando surge um programa que descobre e relata sinais positivos na forma como vamos produzindo sociedade, é uma lufada de ar fresco e puro. A RTP1 deu-nos dois destes, precisamente "Dar vida sem morrer - Urgência na Guiné" e "Príncipes do Nada", ambos pela mão de Catarina Furtado. No primeiro, a embaixadora da boa vontade do Fundo Nações Unidas para a População (FNUAP) acompanha a reconstrução de unidades hospitalares na Guiné-Bissau.
Num e noutro caso, são histórias exemplares, a todos os níveis. Porque não se centram nos protagonistas escolhidos, antes na realidade sofrida no quotidiano de seres humanos que vivem em extrema pobreza, "pobres de tudo" - sem dinheiro, sem educação como deve ser, com deficientes estruturas de saúde, com acentuada desigualdade de género - e mesmo assim resistem.
E, sobretudo, porque essas histórias, ainda que não escondam um real doloroso, se colocam do lado da esperança, da solidariedade humana, da demonstração prática da forma como, cada um de nós, pode, de facto, contribuir para a construção de um mundo melhor e mais justo.
Falta dizer que Catarina Furtado mostra, com estes programas, valer muito mais do que substantiva o estereótipo, que alguns verão nela, de uma apresentadora de televisão de sucesso, graciosa e simpática, que sabe comunicar com públicos adultos, entendidos como tal.
Catarina prova que é uma mulher solidária e demonstra que vive nela uma jornalista de mão cheia, capaz de observar o mundo à sua volta com "os cinco sentidos + o coração", como mandam as regras. Assim, vale a pena ter um serviço público de televisão."
daqui
Por isso, quando surge um programa que descobre e relata sinais positivos na forma como vamos produzindo sociedade, é uma lufada de ar fresco e puro. A RTP1 deu-nos dois destes, precisamente "Dar vida sem morrer - Urgência na Guiné" e "Príncipes do Nada", ambos pela mão de Catarina Furtado. No primeiro, a embaixadora da boa vontade do Fundo Nações Unidas para a População (FNUAP) acompanha a reconstrução de unidades hospitalares na Guiné-Bissau.
Num e noutro caso, são histórias exemplares, a todos os níveis. Porque não se centram nos protagonistas escolhidos, antes na realidade sofrida no quotidiano de seres humanos que vivem em extrema pobreza, "pobres de tudo" - sem dinheiro, sem educação como deve ser, com deficientes estruturas de saúde, com acentuada desigualdade de género - e mesmo assim resistem.
E, sobretudo, porque essas histórias, ainda que não escondam um real doloroso, se colocam do lado da esperança, da solidariedade humana, da demonstração prática da forma como, cada um de nós, pode, de facto, contribuir para a construção de um mundo melhor e mais justo.
Falta dizer que Catarina Furtado mostra, com estes programas, valer muito mais do que substantiva o estereótipo, que alguns verão nela, de uma apresentadora de televisão de sucesso, graciosa e simpática, que sabe comunicar com públicos adultos, entendidos como tal.
Catarina prova que é uma mulher solidária e demonstra que vive nela uma jornalista de mão cheia, capaz de observar o mundo à sua volta com "os cinco sentidos + o coração", como mandam as regras. Assim, vale a pena ter um serviço público de televisão."
daqui

muito bonito meu amor, minha borboleta linda ♥
ResponderEliminarPor motivos que não interessam explicar, este blog está restrito ao "público"...
ResponderEliminarSe quiserem continuar a visitá-lo, enviem-me um email (ferreiramicarina@gmail.com) para que eu vos possa adicionar =)